top of page

Marketing Digital em Alta para PMES

Segundo a ZenithOptimedia do grupo Publics, na última década a internet se concretizou como meio de comunicação, e virou um dos principais veículos de mídia do mundo, e as mídias sociais potencializou a distribuição dessa comunicação mais segmentada, um estudo feito sobre investimento em mídias globais feitas pela ZenithOptimedia, afirma que a internet é dona absoluta do segundo lugar em investimentos, ficando atrás apenas da TV com 40,2% do mercado, a Internet com 20,6%, Jornal 17%, Revistas 7,9%, Rádios 6,9%, outdoor, 6,9%, cinema 0,5%, no ano de 2013.

Principais diferenciais

Esse crescimento de investimento na internet é claramente pelas vantagens que ela apresenta, e seus grandes diferenciais entre todos os meios tradicionais de comunicação, pois antes as empresas interrompia o conteúdo do meio de comunicação tradicional, para entrar com um espaço limitado para propaganda, e que devido a isso não consegue agregar valor a seus produtos e serviços, e que requer um valor relativamente alto de investimento para ganhar a atenção de seus consumidores.

Já a internet, o espaço é quase que ilimitado a possibilidade de inserir conteúdo que agregue valor para a marca e o serviço/produto das empresas, através das novas mídias digitais que faz com que a empresa produza suas próprias informações e conteúdos, e as veiculem com maior facilidade.

Os hábitos de consumo de mídia do Brasileiro

Com base nas pesquisas feitas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em 2015, “Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”. A internet foi apontada por 42% dos brasileiros que é o meio de comunicação mais acessado, tendo a TV apontada por 93% dos brasileiros, e a Radio por 46% da população brasileira.

Desta forma a internet vem causando mudanças no processo de compra dos consumidores. Antes da internet as empresas atraiam o interesse do consumidor através de anúncios em TV, Rádio, Jornal, Revista e outros meios, para despertar o interesse do consumidor, e quando houvesse o interesse o vendedor entraria em cena detendo toda a informação do produto e do serviço para encaminhar o consumidor no processo de compra. Mas com a chegada da internet e a facilidade com que os consumidores extraem informações de produtos e serviços que desejam através de sites, blogs, fóruns, mídias sociais, e uma infinidade de fontes existentes hoje, inverte-se o empoderamento da informação, que agora esta com o consumidor.

O que dá para notar, através da pesquisa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, é que as pessoas estão se cansando de tanta informação com o marketing tradicional, que podemos chamar de “marketing de Interrupção” através de comerciais de TV, e-mails irrelevantes, pop-ups, que interrompem as pessoas no que estão fazendo, e não entregam nada de relevância para o público.

Marketing Digital atendendo os novos hábitos de consumo

E a estratégia do Marketing Digital vem na contramão do tradicional Marketing de Interrupção, com o Marketing de Permissão. Se mostrando relevante para o seu publico, usando a internet para oferecer conteúdo de valor para conquistar atenção e curiosidade do público. Assim, transformando as empresas na principal fonte de informações sobre o seu mercado, afirma a Startup brasileira Resultados Digitais, que cresceu 300% no último ano.

Se a internet hoje é a maior fonte de informação de serviços e produtos, as empresas têm que ser as produtoras desses conteúdos, que ação fundamental no projeto de Marketing Digital e Conteúdo, em que o consumidor busca ativamente as informações, tendo um contexto que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas.

E para isso as empresas precisam ter bem claro, quem é o seu público alvo, segundo a HubSpot as buyer personas ou cliente ideal, pois só conhecendo bem suas personas que as empresas vão poder produzir conteúdos relevantes que impactam seu público, e assim direcionar esses conteúdos, de forma organizada, aplicando estratégias de funil de vendas e assim encaminhá-las pela jornada de compra, no momento que estão preparadas para a compra, e assim se tornar clientes felizes.


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page